terça-feira, 8 de novembro de 2011

Livros Miniatura

Por livros miniatura entende-se um livro que não poderá ultrapassar os 100 mm. No entanto, existem outros critérios de identificação desta categoria de livro que poderão passar pelo tamanho da mancha impressa.
Os livros miniatura surgiram inicialmente pelo seu fácil manuseio e transporte, mas segundo o que pude observar e ouvir tornaram-se quase uma competição de mestria, onde cada artesão poderia dar a conhecer a sua perícia no fabrico destes exemplares, como é o caso de alguns dos livros que encontrei na exposição, que chegavam a medir 3 mm, e que muitas vezes vêm acompanhados de lupas que facilitam a sua leitura.
Pelo meio destas miniaturas, deparei-me com um exemplar ilustrado por Maurice Sendak, que parece ter sido uma publicação "promocional".

Uma curiosidade que o autor do projecto, João Lizardo, nos confidenciou: foi o facto do primeiro livro sobre contraceção ter sido publicado neste formato, pois assim era mais fácil uma leitura em segredo de um assunto que na altura era tabu.

Aconselho uma visita, por estes objectos habituais mas aqui num formato invulgar, misterioso, sedutor e criativo.
Quem diria que dentro de uma noz poderiamos encontrar tantas palavras.
Penso que esta exposição poderá funcionar particularmente bem com crianças, e poderá revelar-se um tema motivador para a exploração em sala de aula.
Mais informações sobre este projecto aqui.









Sem comentários:

Enviar um comentário